A secretaria de saúde de Afogados deu está semana o primeiro passo para que o Centro de Reabilitação (CER) possa prestar um atendimento especializado a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)

2023-04-21

A secretaria de saúde de Afogados deu está semana o primeiro passo para que o Centro de Reabilitação (CER) possa prestar um atendimento especializado a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). 

O Secretário de Saúde, Artur Amorim, participou de uma reunião com todos os secretários de saúde que compõem a X-GERES, onde apresentou a demanda de habilitação do Centro de Reabilitação Gov. Eduardo Campos – CER III para atender pacientes com transtorno do espectro autista (TEA).
“Esse momento traz uma perspectiva muito boa, pois o nosso município possui cerca de 1.200 crianças esperando para fechar o diagnóstico. Esse passo é importante para que na próxima semana a demanda seja homologado na Comissão Intergestores Bipartite – CIB, e em seguida siga para a habilitação no Ministério da Saúde”, destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.

Atualmente o CER III atende pacientes que necessitam de reabilitações física, auditiva e/ou visual, nas seguintes áreas: oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, assistência social e enfermagem.

Aprovada a habilitação, o CER passará a atender também a reabilitação Intelectual. Para que isso ocorra; o Ministério da Saúde precisará ampliar o recurso para que o município possa contratar novos profissionais e manter a rede de atendimento com excelência.