Feiras de Leitura e de Poesia acontecem em Afogados da Ingazeira

2022-11-09

A Praça Monsenhor Arruda Câmara, no centro de Afogados da Ingazeira, vai ser também o centro das atenções para alunos, educadores e amantes da literatura. Vão ser realizadas no local, de 10 a 13 de novembro, a 13ª Feira Interativa de Leitura e Conhecimento (Filco) e a 2ª Feira da Poesia do Pajeú.
A Filco é realizada pela Prefeitura de Afogados, com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação. A Feira de Poesia é realizada pelo Governo do Estado, com coordenação da Cepe Editora. Também são parceiras do evento a Fundação Gilberto Freire, a Biblioteca Pública Municipal de Afogados da Ingazeira, a Livraria Alfa Livros e a Secretaria de Educação de Tabira.
“É uma conquista podermos unir dois grandes projetos de disseminação do conhecimento através dessas linguagens tão encantadoras, que são a educação e a literatura. A nossa Filco já está consolidada, sendo realizada já há 13 anos, mas sempre se ampliando e inovando”, comemora o prefeito Sandrinho Palmeira, que também se declara feliz por sediar a Feira de Poesia do Pajeú. “Este é um evento itinerante, disposto a percorrer toda a região. Este ano Afogados convida o Pajeú para prestigiar o nosso momento de sediar a Feira.”
?A programação envolve oficinas, apresentações artísticas, saraus, contações de histórias, lançamentos de livros e cordéis e apresentações de projetos de leitura vivenciados pelas escolas municipais ao longo de 2022. Na estrutura terá palco, tenda interativa, stands para exposição e vendas de livros, espaços de lazer e de alimentação.
?“A Filco é a culminância do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e o momento de interação da nossa rede de ensino. É um grande compartilhamento de produções e aprendizados entre as escolas e delas com toda a comunidade”, explica a secretária de Educação de Afogados, Wiviane Fonseca.
A abertura oficial do evento acontece no dia 10, às 17h30. Mas já a partir das 8h tem atividades. Veja abaixo a programação completa.

13ª Feira Interativa de Leitura e Conhecimento e 2ª Feira da Poesia do Pajeú

10 e 11 de novembro
8h30 às 10h30 - AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – Oficina para Professores da Rede Municipal de Ensino: “A leitura em diversas linguagens: vivências com danças circulares em contextos educacionais”, com o psicólogo Danniel Alves.

De 10 a 12 de novembro
16h30 às 20h30 – Atividades permanentes na Praça Monsenhor Arruda Câmara

10 de novembro – quinta-feira
16h PALCO – OFICINA: Os Três Pilares do Cordel, com Thaynnara Queiroz, do Clube do Cordel.

17h – PALCO - ABERTURA OFICIAL DA 13ª FILCO E DA 2ª FEIRA DA POESIA DO PAJEÚ
- Homenagem aos Finalistas da Etapa Municipal do Concurso “Ler Bem – 2022”
- LANÇAMENTOS: Livros “O fuxico do rabicho”; “10 cordéis em 01 cartonero” e “A peleja do Boto Cor-de-Rosa com a Sereia Iara”, do poeta Alexandre Morais, e “Prova de Fé – Esperança sertaneja”, do poeta José Nildo (Chimba).

17h30 – PALCO – SARAU ESTUDANTIL com as escolas municipais José Rodrigues de Brito, José Lourenço de Sena, Santa Joana D’Arc, Nossa Senhora de Lourdes, Levino Cândido, Letícia de Campos Góes, Ana Melo e Professor Geraldo Cipriano dos Santos

20h30 – PALCO – ESPETÁCULO: “Madalena, eu, Madalena”, com Matheus Abel

Dia 11 de novembro – sexta-feira
16h – PALCO – OFICINA:  A Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, com Carla Santana, do Clube do Cordel.

17h – STAND DE EXPOSIÇÕES – LANÇAMENTOS: Coletânea Literária “Nas veredas da Poesia”, da Academia Afogadense de Letras, e Cordéis “Casamento Sustentável” e “Os Tabaqueiros”, da professora e poetisa Elenilda Amaral.

17h30 – PALCO – SARAU ESTUDANTIL: Escolas Municipais Evangelina de Siqueira Lima, Maria Genedí Magalhães, Petronila de Siqueira Campos Góes, Padre Carlos Cottart e Domingos Teotônio

20h30 – TENDA INTERATIVA – SARAU: “Nós Quatro e o Sertão”, com Carla Santana, Francisca Araújo, Nilson Gonçalves e Taynnara Queiroz, do Clube do Cordel.

Dia 12 de novembro – sábado
16h – PALCO – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: “Varal de Histórias”, com Susana Morais

17h – STAND DE EXPOSIÇÕES – LANÇAMENTO: “Tchau para tudo que faz mal”, da escritora e cordelista Susana Morais.

17h30 – PALCO – SARAU ESTUDANTIL: Escolas Municipais São Sebastião, São João, Dom João José da Mota e Albuquerque, Professora Francisca Lira Leite de Brito e Professora Mª Gizelda Simões Inácio

20h30 – PALCO – CANTORIA DE VIOLA: Anísio Queiroz e Heleno da Silveira.

13 de novembro – Domingo
16h – PALCO – ESPETÁCULO: “Uma Festa Na Floresta”, com o Grupo Tapete Voador

17h – TENDA INTERATIVA – LANÇAMENTOS: Livros “Mais um Matulão na Praça”, de Paulo Monteiro, “Respingo de Saudade”, de Aprígio Jerônimo, e “Entre a Feira e o Teatro”, de Cícero Figueira, e Cordel “O Debate de Cristo Cirineu e Benito Messias Mussolini”, de Felipe Amaral. Participação dos autores e apresentação de Marcos Costa.

19h – PALCO – MESA DE GLOSAS FEMININA: Erivoneide Amaral, Thaynnara Queiroz, Francisca Araújo e Elenilda Amaral. Mediação de Carla Driely.