Prefeitura e ADEPE visitam arranjos produtivos locais em Afogados

2022-06-20

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a agência de desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE) visitaram diversas comunidades rurais de Afogados, conhecendo o potencial de diversos arranjos produtivos locais. 

Na serra da Opa, a equipe conheceu todo o potencial da produção de licor e geleia de jaboticaba. Na comunidade, os técnicos também conheceram a produção de cocada de coco catolé. “A Prefeitura está pleiteando junto ao Governo de Pernambuco, equipamentos para expansão da produção e uma unidade de beneficiamento,” informou o secretário de Administração e desenvolvimento econômico, Ney Quidute. 

Na comunidade do brejo da carapuça, a visita foi à produção dos apicultores, outra importante atividade econômica. Em encontro recente de apicultores em Triunfo, produtores do polo moveleiro apresentaram um modelo de caixa para as colmeias que fez bastante sucesso entre os apicultores presentes. Várias oportunidades de negócios foram fechadas. 

A última etapa da visita foi à comunidade de umbuzeiro do leitão, área de beneficiamento das castanhas “mãos crioulas”. “Estamos trabalhando com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da castanha, juntamente com o caju. Fazendo o diagnóstico das necessidades para impulsionar ainda mais a agricultura familiar em Afogados, buscando torná-la cada vez mais sustentável, com capacitação, orientação, equipamentos, em parceria não só com a ADEPE, mas também com o Sebrae e o Senac,” finalizou Ney. As visitas contaram também com a participação de técnicos da secretaria municipal de agricultura.