AFOGADOS TEM 40 MEDALHISTAS EM OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA. MEDALHAS FORAM ENTREGUES NESTA QUINTA (11)

2021-02-11

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, entregou na manhã desta quinta (11), medalhas a 40 alunos e alunas da Escola Dom Mota, do 3° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. A cerimônia ocorreu no auditório da Faculdade do Sertão do Pajeú – FASP. Eles receberam medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática.

Diferente da OBMEP – olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas e privadas, a Canguru tem abrangência internacional (embora os alunos participem com alunos do mesmo país de origem) e não tem o objetivo de competição, mas de estímulo, no formato de jogo, de forma a despertar o interesse pela matemática nos alunos. Participam alunos dos 07 aos 18 anos, participando em seis diversas categorias, resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha, relativamente fáceis, em 90 minutos, ou mais, a depender do País participante.

O nome, Canguru, é devido à origem da olimpíada, a Austrália. Segundo o site oficial da olimpíada, ela “não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida.” Em algumas edições, a competição já chegou a reunir seis milhões de participantes em todo o mundo.

E em 2020, por conta da pandemia, a OBMEP não pode ser realizada. "Em um ano atípico, um ano difícil, inscrevemos nossos alunos e tivemos um resultado positivo, um resultado de excelência. Agradeço a dedicação e o empenho de todos os professores e aos alunos que participaram,” informou a diretora da Escola, Magally Zuza. A Secretária de Educação de Afogados, Wiviane Fonseca, destacou a importância da evolução contínua na qualidade do ensino ofertado pelo município. "Temos uma equipe bastante qualificada, com professores dedicados, que tem feito a diferença na melhoria permanente da qualidade do ensino que ofertamos. Vamos trabalhar para intensificar esse trabalho, e melhorar ainda mais os nossos indicadores," destacou Wiviane.

Os quarenta alunos foram representados por doze dos medalhistas que receberam as medalhas e certificados das mãos do Prefeito, Alessandro Palmeira; da Secretária de Educação, Wiviane Fonseca; da Secretária adjunta, Maria José Acioly; do coordenador pedagógico dos anos finais da Escola Dom Mota, Apolônio Ladislau; e do Secretário Municipal de Governo, Alexandre Morais.

"A educação de Afogados está de parabéns com a premiação dessa importante olimpíada, que ocorreu em 2020, ainda na gestão do ex-prefeito José Patriota, e nós, que somos um governo de continuidade, não poderíamos deixar de prestigiar, incentivar e parabenizar os alunos e os pais, merecidamente orgulhosos e honrados com os resultados obtidos pelos filhos,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.